sábado, 20 de setembro de 2008

Os Seises da Catedral de Sevilha


Os “Seises de Sevilha” (pronuncia-se: seisses) são um grupo de meninos “bailarinos” entre 10 e 12 anos de idade que Dançam diante do Santíssimo Sacramento, em três ocasiões do ano: durante oito dias seguidos em preparação à Festa de Corpus Christi (oitava de Corpus), no dia 8 de dezembro Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria e durante os três dias de carnaval antes da quarta-feira de Cinzas (Tríduo de Carnaval), ao ritmo da castanhola, instrumento musical de percussão, acompanhados pelo canto do coral infantil da Catedral de Sevilha, na Espanha.

Os Seises de Sevilha, trazem esse nome porque em um princípio, no século XVI, eram um grupinho de seis – hoje em dia eles são dez – meninos do coro ou meninos cantores, que bailam vestidos de gala, com roupas de seda fina, diante do  Santíssimo Sacramento, durante os oito dias preparatórios a solenidade de Corpus Christi. Posteriormente se incrementou a dança durante os três dias de carnaval, antes da quarta-feira de cinzas. E mais recentemente se incluiu no calendário de apresentações uma homenagem também à Nossa Senhora, no dia 8 de dezembro, durante a solenidade da Imaculada Conceição.

O Seises são meninos, seletos, que se vestem como verdadeiros príncipes, também possuem uma rígida formação, religiosa e disciplinar que nos faz lembrar a Guarda Suiça do Vaticano. Sengundo reza a tradição, mais recente, as meninas podem participar, e são maioria, apenas do coro de vozes, enquanto os 10 meninos dançam.  Eles não fazem outra coisa que bailar, combinando os passos de uma antiga dança medieval com o ritmo flamenco das castanholas espanholas, incluídas mais recentemente, e que eles mesmo tocam, transmitindo assim uma característica muito peculiar, ao misturar a beleza de três elementos: a dança medieval; o ritmo flamenco das castanholas e o acompanhamento do canto litúrgico-infantil entoado pelo coral de crianças, que é regido pelo maestro de coro da catedral de Sevilha.

Os Seises, também estão presentes em algumas outras Igrejas catedrais da Espanha, mas a verdadeira tradição de bailar vestidos de gala, diante do Santíssimo, da Imagem de Nossa Senhora e no carnaval, existe somente na Catedral de Sevilha. Normalmente nas outras igrejas espanholas os Seises se limitam apenas a cantar no coral durante algumas missas solenes, enquanto que em Sevilha os Seises, já fazem parte da programação turística e cultural obrigatória da cidade.

Assista estes quatros vídeos caseiros, que encontrei no YouTube, sobre os Seises de Sevilha:

Vestidos de gala azul celeste e branco, cores de Nossa Senhora, no dia da Imaculada Conceição




Apresentação no dia de Corpus Christi, vestidos com as cores da Espanha



Nenhum comentário:

Postar um comentário