domingo, 14 de setembro de 2008

A noite em Branco de Madri

Ontem a noite aconteceu em Madri a terceira "Noche Blanca" (noite branca) ou "La Noche en Blanco" (noite em branco), sentido de estar desperto durante toda a noite e sem dormir.  Trata-se de uma reunião de eventos que acontecem durante toda uma noite, até o amanhecer, em diferentes pontos turisticos e culturais de Madri. É uma iniciativa cultural que começou primeiramente em Paris, com "la nuit blanche" no ano de 2002, e devido ao sucesso, se extendeu também à outras capitais e cidades européias como: Bruxelas, Roma, Riga, Bucareste, La Valleta e Madri. É um evento coordenado, pela Secretaria de Arte e Cultura de 
Madri com o apoio de empresas privadas com o objetivo de despertar o 
interesse do cidadão pela arte, pela cultura, e por sua própria cidade. Durante a ocorrência do evento, toda a noite branca, até o amanhecer, todos os teatros, museus, parques, zoológicos, etc. ficaram abertos. E com um importante detalhe: foi tudo grátis. 

A seguir apresento-lhes um resumo do ocorrido durante a Noite Branca, realizada ontem na capital espanhola (13/09/2008):
  • Foram 10 horas de eventos, desde as 21h da noite de ontem até às 7h da manhã, de hoje, domingo.
  • Os transportes públicos funcionaram durante toda a noite,  com excessão do Metrô que deixou de funcionar as 3h da madrugada.
  • Foram inúmeros os espetáculos de fogos de artíficios que marcaram o início desta celebração, e o evento contou com a participação de 295 artistas em 172 atividades.
  • A Terceira Noite Branca de Madri teve como tema: "O melhor sonho ocorre quando a cidade está acordada".
  • Foram feitas homenagens ao cineasta e ator espanhol Pedro Almódovar, no "Matadero" de Madri.
O vídeo asseguir eu encontrei no YouTube e é da Noite Branca do ano passado, mas pelo menos serve para se ter uma idéia do que vem a ser a noite branca. O vídeo mostra apenas alguns pontos de Madri, durante o evento de 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário