segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Por que a Igreja celebra a festa dos Santos no aniversário de falecimento?

Hoje a Igreja celebra o nascimento de Nossa Senhora. É costume celebrar, anualmente, o aniversário natalício de uma pessoa, o dia em que ela nasceu com vida preparando uma bonita festa, na qual convidamos os parentes e os amigos mais próximos. Mas deveríamos perguntar-nos por que a Igreja, ao celebrar a festa de um santo, não o faz no dia do seu nascimento, e sim na data do aniversário de seu falecimento?
Além de Jesus, a Igreja celebra apenas o natalício de dois santos: São João Batista, o precursor de Jesus, e o da Virgem Maria, a Mãe de Jesus, o Filho de Deus. Isso em função da importância da Encarnação do Verbo de Deus, que se fez homem, igual que nós em tudo menos no pecado, para poder resgatar a toda humanidade para uma vida superior a que possuímos, que é a vida Eterna.
No Evangelho de São João (17, 11.14b-16), Jesus afirma que estamos no mundo, mas que não pertencemos a ele. Por isso, a nossa vida aqui neste mundo é passageira e o que importa para nós são as coisas eternas. Deus é o único Ser Eterno, e ao criar a cada um de nós à sua imagem e semelhança, ele quer que sejamos como Ele e que por tanto participemos da Sua eternidade.
A Encarnação do Verbo de Deus é fundamental para que possamos nos unir a Deus. Ao encarnar-se o Verbo Eterno do Pai, dá um novo sentido à nossa pobre e frágil existência humana, corrompida pelo pecado. Porque o Verbo Eterno, sendo Deus, quis ser homem, rebaixando-se à condição humana, sem perder a Divindade, mas assumindo a nossa humanidade para que sendo igual a nós em tudo, menos no pecado (porque se mantém Deus), a partir da própria fragilidade humana Ele eleva a nossa humanidade à Sua Divindade e é assim que podemos compreender a nossa participação na vida eterna em Deus.
Se não podemos prescindir de festejar o nascimento terrenal, que é um nascimento no mundo, com todas as suas debilidades e desafios que temos que encarar, muito menos podemos deixar de celebrar o novo nascimento em Cristo, iniciado no Batismo – que nos assinala que estamos mortos para o mundo e renascidos para Deus – e completado pela a passagem para a vida eterna , com a morte física na qual nos despedimos deste mundo definitivamente.
É olhando a essa realidade que podemos entender o porquê a Igreja celebra a festa dos santos no dia em que estes partiram deste mundo. É porque cremos que neste dia damos início, a nova vida em União definitiva com Deus, se assim merecemos, livres definitivamente do pecado e de todo o sofrimento humano e da própria morte, já que Jesus nos promete a ressurreição da carne.
Sendo assim, o nascimento de Nossa Senhora, que celebramos hoje, tem sentido em função da importância da encarnação do Verbo de Deus, pois foi através de Maria, que Deus quis realizar o seu projeto de salvação para toda humanidade. A data de hoje, é simbólica, porque não se sabe exatamente em que dia nasceu a Mãe de Deus e é proposto pela Igreja no mundo inteiro, como Festa litúrgica para que meditemos e compreendamos melhor o mistério da Encarnação do Verbo Divino para a nossa Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário