quarta-feira, 10 de setembro de 2008

São Nicolau de Tolentino - Padroeiro dos pobres marginalizados, injustiçados e das Almas do Purgartório

Hoje a nossa família agostiniana celebra a Festa do nosso irmão São Nicolau de Tolentino, sacerdote italiano nascido em 1245, na cidade de Sant-Angelo in Pontano, Ancona. O nome de Nicolau foi dado por seus pais em homenagem à São Nicolau da Bari e significa “vitorioso com o povo”. São Nicolau ingressou na Ordem dos Ermitões de Santo Agostinho com 15 anos de idade. Foi ordenado sacerdote, em Cingoli, no ano de 1269. Em 1275, foi enviado para Tolentino, onde permaneceu o resto de sua vida. Destacou-se pelo espírito de ascese (fazia muita penitência), piedade (levava uma vida de profunda oração), perdão (era sumamente misericordioso com o próximo e lhes ensinava o caminho do perdão e da reconciliação) e caridade (além de gentil era muito caridoso com os irmãos de hábito e sobretudo com os mais pobres e necessitados).
São Nicolau é o protetor dos que são injustiçados e em situações de calamidade pública como, incêndios, terremotos, furações, epidemias, etc. e também para obter uma boa morte, pois é advogado das almas do purgatório. Esta última advocação se dá pelo fato de que São Nicolau oferecia muitas missas em sufrágio das almas do purgatório, devido a um sonho que ele teve em que ele via o purgatório e as almas lhe suplicando orações.
Quando estava próximo de sua morte, foi arrobado por um êxtase espiritual em que contemplava Nosso Senhor Jesus Cristo, a Virgem Maria e o nosso pai Santo Agostinho. Faleceu no dia 10 de setembro do ano de 1305, em Tolentino.


Oração à São Nicolau de Tolentino

Ó Glorioso Taumaturgo e Advogado das almas do Purgatório, São Nicolau de Tolentino! Eu te suplico devotamente que venhas em auxilio dos aflitos, dos pobres e dos mais necessitados, que com o auxilio da vossa poderosa intercessão não os deixeis desamparados. Livrai-nos dos perigos do corpo e da alma afastando de nós os malefícios, as tentações e protegei-nos contra as epidemias e catástrofes. Advogai em favor das almas do purgatório para que sejam redimidas de suas penas e alcançai-me, de Deus, o perdão dos meus pecados, concedendo-me a graça de obter uma boa morte quando Deus me chamar e abri-me as portas do paraíso para que eu possa entrar por ela e assim obter a salvação eterna, por Nosso Senhor Jesus Cristo e a colaboração da sempre Virgem Maria. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário