sábado, 13 de setembro de 2008

Começa a Revolução da Música Digital

Apresento-lhes o que será em breve a futura mesa de som ou ferramenta para os DJ's que, sem sombra de dúvidas, será uma revolução total em conceito de produção de música digital. Além disso, também até posso imaginar como serão as pistas de danças daqui a pouco tempo quando os novos Dj´s comandarem o ritmo da galera com peças como estas que você está prestes a ver.

Quando eu era menino via esse tipo de coisa apenas em filmes de ficção científica. Mas agora começa a ser uma realidade que avança cada dia mais, sem volta.

Como não entendo ainda muito da coisa. Decidi transcrever a matéria literalmente, mais abaixo com um vídeo, sobre o Reactable Project , que já deu a sua primeira cria que é um segundo projeto conhecido por ReacTivision, que é uma extensão do Reactable, com outras caracteristicas mais desenvolvidas. As matérias originais sobre os dois projetos você poderá encontrar no site Revolucione Descobrindo.*


O Reactable é um colaborativo instrumento de música eletrônica com um tabletop (interface de toque). Trata-se de simultâneas partes de controle sobre o instrumento em movimento giratório e objetos físicos em uma luminosa mesa redonda. Ao mover-se, estes objetos representam componentes modulares sintetizadores. Os usuários podem criar topologias de som complexas e dinâmicas, com geradores, filtros e moduladores com linguagem de programação.

O instrumento foi desenvolvido por uma Equipe de Digital Luthiers (Sergi Jordà, Martin Kaltenbrunner, Günter Geiger e Marcos Alonso), que trabalham no Music Technology Group no âmbito do Audiovisual Institute, na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona Espanha. Suas principais atividades concentram-se na concepção de novas interfaces musicais, tais como a música e instrumentos musicais tangíveis para dispositivos móveis. A equipe Reactable foi recentemente prestigiada com vários prêmios, como o “Ars Electronica Golden Nica”, o “Premi de la Cuitat de Barcelona 2007″ e duas “D&AD Yellow Pencils”, e da cantora islandesa Björk, que foi bem-sucedida usando a Reactable durante os últimos anos em seu atual turnê mundial.

O reactable pretende ser:

1. Colaborativo: vários intérpretes (local ou remotamente);

2. Intuitiva: sem manual de instruções;

3 .Desafiadora e interessante;

4. Profissional ou amador (até mesmo para crianças);

5. Apropriado para novatos ou para avançados concertos eletronicos.

O hardware Reactable é baseado em um toque superficial translúcido, redondo. Uma câmera situada abaixo da superficie analisa-a continuamente, monitorando o dedo do jogador. O segredo é a localização, posição e orientação de objetos físicos que são distribuídos em sua superfície. Estes objetos representam os componentes de um sintetizador modular clássico. Os jogadores interagem com esses objetos em movimento, mudando sua distância, a orientação e a relação uns aos outros. Estas ações controlam diretamente a estrutura topológica e os parâmetros do som sintetizador. Um projetor, também a partir da parte de baixo da mesa, chama animações dinâmicas em sua superfície, fornecendo um feedback visual do estado, atividade e principais características dos sons produzidos pelo sintetizador de áudio.

Veja um video de exemplo da Reactable funcionando:




*A matéria acima transcrita você pode encontrar no site Revolucione Descobrindo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário