terça-feira, 11 de outubro de 2011

Compromisso Publico





Muitasdas vezes precisamos fazer como São Tomé, só vendo para crer. Mas a impressãoque em mim ficou talvez seja a mesma que deve ficar na maioria os turistas quevão à Paragominas, ao ler a placa acima: a de que lá deve haver uma administraçãopública que assume o seu papel social. Pelo menos essa foi a impressão quetive, razão deste post. 

Essa fotoeu tirei na semana santa deste ano (2011), no Município de Paragominas, nonordeste do Estado do Pará. Como belenense, cresci com a ideia de queParagominas era uma cidade violenta, sem lei e muito bagunçada, parecidoàquelas cidades do faroeste americano, porém quando pela primeira vez resolviir até aquela cidade, fiquei surpreso! 

Encontreiuma cidade linda, limpa, bem urbanizada e com uma projeção de desenvolvimentode invejar o que mudou completamente o meu conceito sobre a mesma. Parecia queeu estava em uma cidade do sul do Brasil. 

Comofotógrafo, dentre as coisas que me chamaram à atenção, uma delas foi esta placaacima com esses dizeres: "Não dê esmola, dê dignidade!Como? Encaminhe o pedinte para a rede de serviços sociais".

Como vocêpode perceber isso me comoveu, apesar de que não cheguei a entrevistar ninguémda cidade para comprovar o enunciado. Mas acho que a ideia é fantástica e selográssemos o mesmo em todas as cidades brasileiras, talvez o compromissopúblico das autoridades e a responsabilidade social dos demais cidadãoslevariam o nosso país rapidamente ao primeiro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário