terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Igreja Ortodoxa Siriana



A IGREJA SIRIAN ORTODOXA DE ANTIOQUIA
1. A Igreja Sirian-Ortodoxa de Antioquia foi a primeira comunidade cristã estabelecida pelos apóstolos de Jesus, por volta do ano 37 d.C., fora de Jerusalém, congregando judeus convertidos, arameus e outros povos gentis.
2. Justificadamente, somos detentores da mais rica e preciosa herança cristã musical e litúrgica, anterior ao Novo Testamento e composta de magníficos textos teológicos e missionários, atribuídos a São Tiago Apóstolo.
3. A Igreja Sirian-Ortodoxa é uma das quatro Igrejas Orientais Antigas, conhecidas também como pré-calcedoniana, por não admitirem o concílio de Calcedônia (ano 451 d.C.). Mal interpretada foi acusada de monofisita e por isso foi perseguida. Tal problema, de interpretação teológica, já foi superado e a Igreja Sirian Ortodoxa, hoje, professa as mesmas verdades contida no credo Niceno-constantinopolitano e no Símbolo dos Apóstolos.
4. O Papa da Igreja Sirian Ortodoxa é Sua Santidade o Patriarca Moran Mar Ignatius Zaqueu I Iwas, pai espiritual de mais de quatro milhões de fiéis espalhados pelo mundo inteiro. O mesmo reside em Damasco, na Síria.
5. No Brasil, os Sírios Ortodoxos, estão presentes em 22 Estados, sendo a única proposta de ortodoxia cristã destinada exclusivamente aos brasileiros.




Um comentário:

  1. bOA NOITE GOSTARIA DE SABER SE OS PADRES DA IGREJA SIRIA OBRIGATORIAMENTE TEM QUE VIVER O CILIBATO? E SE CADA UM PODE TER SUA PORFISSAO?

    ResponderExcluir